HomeHomeHomeHomeHomeHome Home

 
 
Confira todas as opiniões do Ted
Ao clicar aqui você verá todas as opiniões do presidente Cláudio dos Santos, o Ted, na defesa do Servidor. Confira
 
Home Home Home Home Home Home Home

Suzano, 25 de fevereiro de 2019
Sindicato disponibiliza cartilha sobre assédio para servidores municipais
 
Material com explicações sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho serve de orientação para que funcionários públicos enfrentem o problema no dia a dia
 
Cartilha Assédio
 
O Sindicato dos Servidores Municipais de Suzano disponibiliza gratuitamente uma cartilha com explicações sobre as situações e formas de combate aos assédios moral e sexual no ambiente de trabalho. O objetivo da disponibilização da cartilha é reforçar o conhecimento dos funcionários sobre as leis e maneiras de se prevenir e combater o problema.
 
De acordo com o presidente do sindicato, Claudio Aparecido dos Santos, o Ted, é a partir da informação que o trabalhador começa a mudar a sua realidade e impede que o ambiente de trabalho se transforme num cotidiano amargo, marcado pela humilhação, o sofrimento e o medo. “Este material também visa garantir a proteção contra as práticas de assédio com base tanto nos acordos coletivos, quanto no embasamento da própria lei”, explica o presidente.
 
A cartilha traz exemplos de formas de assédio, das mais óbvias, como o assédio sexual descarado, às mais sutis, como abusos psicológicos e pequenas situações cotidianas. “O primeiro passo é vencer o medo, romper com a visão individualista das corporações e lutar solidariamente para impedir que o ambiente de trabalho se torne uma arena de tirania”, diz Ted, no material. “O assédio moral sempre ocorreu, mas felizmente agora começa a ser discutido pelos servidores públicos como forma de violência. A medicina já o relaciona como doença ocupacional que coloca em risco a vida e a saúde do trabalhador”.
 
O material sobre assédio foi desenvolvido com base nas leis que tratam do assunto e no trabalho de especialistas sobre o ambiente funcional. A cartilha está disponível em sua versão física na sede do Sindicato dos Servidores de Suzano e em versão digital no site oficial do sindicato, o www.sservidores.org.br.


Home Home