Cidade de Suzano terá programação especial em alusão ao Novembro Azul

Cidade de Suzano terá programação especial em alusão ao Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Suzano promove neste mês uma série de ações em alusão à campanha “Novembro Azul”, voltada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Ao longo deste período, os postos de saúde vão contar com atividades de acolhimento ao público masculino, inclusive com 12 unidades abertas no próximo dia 27 (sábado) para o chamado “Dia D” de atendimento.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo cada unidade de saúde vai oferecer uma programação especial voltada aos homens do bairro, com atividades sobre a campanha nas salas de espera. Entre elas, estão programadas ações de orientação, avaliação em saúde bucal, práticas integrativas e testes rápidos à livre demanda durante todo o período.

A campanha “Novembro Azul” é de suma importância porque atua na prevenção do câncer de próstata. Esse é um dos tipos de câncer mais comuns na população masculina e que, se diagnosticado precocemente, têm mais chances de tratamento e cura. Porém, infelizmente, o tema ainda é tratado como tabu por parte dos homens.

27 DE NOVEMBRO – DIA D

Além dos trabalhos ao longo do mês, a campanha também terá um “Dia D” planejado para ações no dia 27 de novembro (sábado). Nesta data, serão 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas na cidade, das 8 às 16 horas. O objetivo será promover um atendimento à comunidade, com acolhimento em Saúde Mental especialmente voltado ao público masculino, auriculoterapia e outros trabalhos de integração em saúde, com destaque para o atendimento à livre demanda para a coleta de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

UNIDADES EM ATENDIMENTO

As unidades em atendimento no sábado (27/11) serão: UBS Alzira Pereira Mayer, (Jd. Alterópolis), UBS Antônio Augusto Nunes (Jd. Natal), UBS Dr. André Cano Garcia (Boa Vista), UBS Dr. Isack Oguime (Pq. Maria Helena), UBS Jardim Monte Cristo, UBS José Mariano de S. Coutinho Jr. (Jd. Colorado), UBS Maria de Lourdes Cardozo Mathias (Jd. Vitória), UBS Stelina Maria Barbosa (Miguel Badra), UBS Palmeiras, UBS Prefeito Alberto Nunes Martins (CSII), UBS Prof. João Olimpio Neto (Casa Branca) e UBS Tabamarajoara.

Outra grande ação planejada para este mês é a força-tarefa de atendimento à demanda de ultrassom de próstata. A expectativa é de que haja maior celeridade com cem atendimentos neste período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.