Sindicato protocola laudo técnico sobre condições de trabalho dos Coveiros e encontra receptividade da Administração

O Sindicato protocolou, dia 7 de maio, junto à secretária de Recursos Humanos da Prefeitura, Cintia Lira, o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) referente às atividades dos Coveiros municipais.
DETALHES
Elaborado por um profissional habilitado do Sindicato, o documento aponta a exposição contínua dos trabalhadores a agentes nocivos nos Cemitérios São João Batista e São Sebastião. Com base nesse diagnóstico, o laudo embasa o reconhecimento do adicional de insalubridade em grau máximo (40%), conforme previsto na NR-15, do Ministério do Trabalho.
Durante a entrega, a secretária demonstrou abertura e sensibilidade diante da situação, reconhecendo a importância da demanda apresentada pelo Sindicato. Segundo ela, a proposta será avaliada com atenção em conjunto com a Secretaria de Finanças, que ficará responsável por analisar o impacto orçamentário.
PALAVRA DO PRESIDENTE
“Foi uma conversa respeitosa e produtiva. A secretária se mostrou receptiva e afirmou que quer resolver a questão com seriedade e diálogo”, destacou Cláudio Matsuda (Claudinho), presidente do Sindicato.
A expectativa agora é que, após a análise técnica e financeira, a Administração convoque o Sindicato para uma devolutiva e os encaminhamentos necessários, incluindo a atualização do adicional de insalubridade e do PPP dos trabalhadores.