ACESSIBILIDADE | Grupo de Professores elabora manual de Libras para matérias de Ciências…

ACESSIBILIDADE | Grupo de Professores elabora manual de Libras para matérias de Ciências…

Professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) montaram um manual de Libras para as disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas. O material foi lançado em agosto de 2020 e está disponível gratuitamente para download em formato PDF. Os organizadores do projeto são Bruno Iles, Taiane Maria de Oliveira, Rosemary Meneses dos Santos e Jesus Rodrigues Lemos.

O manual tem o intuito de aumentar a acessibilidade de Professores e alunos com deficiência auditiva, assim como ajudar toda a comunidade surda em geral. O “Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano” contém ilustrações e linguagem adaptada a fim do acesso total dos surdos.

DADOS

No Brasil existem 10 milhões de pessoas com algum grau de surdez, o que representa cerca de 5% da população do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estudo realizado pelo Instituto Locomotiva em conjunto com a Semana da Acessibilidade Surda, em 2019, estabelece a escolaridade média desse grupo abaixo da média nacional. Segundo a pesquisa, 7% dos surdos têm ensino superior completo, 15% terminaram o ensino médio, 46% o ensino fundamental e 32% não têm nenhum grau de instrução. Na população brasileira como um todo, essas proporções são, respectivamente, de 16,5%, 26,9%, 8,1% (fundamental completo), 33,1% (fundamental incompleto) e 6,9%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) do IBGE de 2018.

Muitas vezes, o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo”, explica, no prefácio, a professora Liana Maria Menezes Galeno, especialista que liderou a criação do manual.

O SSPMS divulga o material e incentiva aos Servidores a fim de compartilharem a notícia ao máximo para conhecimento da população em geral. A acessibilidade e cuidado com os deficientes auditivos e pessoas com quaisquer outras dificuldade é fundamental para uma sociedade melhor!

CLIQUE AQUI E ACESSE O MANUAL NA ÍNTEGRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.