Guardas Civis Municipais se reúnem com o Sindicato e debatem demandas
A direção do Sindicato, junto ao Departamento Jurídico, se reuniu na última terça (4 de outubro) com os Guardas Civis Municipais. O encontro ocorreu na sede da entidade e tratou de problemas e demandas apresentadas pelos Agentes. Um dos pontos principais do debate é a regulamentação das duas folgas ao setor. Atualmente, este modelo já existe em outros segmentos da Administração e há diversos acertos a serem realizados em prol da GCM.
DELIBERAÇÕES ✅
Em relação às folgas reivindicadas, trata-se de um tema já em debate com a Prefeitura e integrante do nosso pedido de mudanças no capítulo da Guarda no Estatuto do Servidor. Aqui entra outro ponto importante: o horário de almoço. Alguns trabalhadores enfrentam dificuldades de utilizá-lo em sua plenitude. Reforçaremos estas cobranças em nossa próxima reunião com os representantes do Governo.
ELEIÇÕES DE 30 DE OUTUBRO 🗳️
Como foram muitas as intercorrências ocorridas no primeiro turno, os GCMs reivindicam intervenção do Sindicato a fim dos problemas não se repetirem no dia 30 de outubro. Elencamos a seguir os pontos a serem direcionados à Administração.
Meios próprios para locomoção 🚓
Os GCMs tiveram que se dirigir aos seus postos de trabalho no dia das eleições e na véspera com meios próprios de locomoção. Porém, o correto é serem transportados por veículos do próprio municipal.
Alimentação 🥗
A equipe não pôde usufruir de sua hora de intervalo para almoço e descanso em razão da extensa jornada de trabalho do dia. Muitos tiveram apenas uma refeição durante todo expediente (alguns superiores a 12 horas).
Guardas sozinhos nas Escolas 🏫
Diversos relatos de parceiros sozinhos nas Escolas com a guarda das urnas, principalmente no horário noturno. Esta situação aumenta significativamente os riscos à integridade física dos companheiros. Inclusive nota-se a ausência de Policiais Militares que detêm competência funcional para tal atividade.
Folgas do TRE 🔊
Com a convocação para a atividade nos dias de eleição, os GCMs ficaram sem folgas. A jornada extra deverá ser compensada com descanso, conforme acontece com os Servidores convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral. No dia 2 de outubro, inclusive, ficaram por mais de 12 horas à disposição do município, excedendo a jornada de trabalho máxima diária permitida.
O QUE SERÁ FEITO 🫱🏻🫲🏼
O Sindicato encaminhará ofício ao Comando da Guarda Civil Municipal e ao prefeito com as reivindicações acima citadas e os requisitos para o bom andamento dos trabalhos durante as eleições do dia 30 de outubro.
SINDICALIZAÇÃO FORTALECE A LUTA 💪🏼
Nosso presidente Cláudio Aparecido dos Santos, o Ted, destacou a importância da parceria dos Guardas com o Sindicato. É algo a ser feito através da sindicalização, pois somente assim haverá a sustentação da entidade sindical e fortalecimento da luta em prol dos direitos reivindicados.
O SSPMS está sempre de portas abertas. Vamos levar demandas à Prefeitura e cobrar um posicionamento urgente. A conversa de hoje foi muito valiosa, inclusive porque nosso advogado Dr. Carlos Zambotto conseguiu explicar os trâmites jurídicos necessários em casos específicos. E sempre reafirmamos que nesses casos os associados contam com assessoria totalmente grátis”, pontua Ted.