Sociedade como um todo possui papel fundamental no combate à violência nas Escolas

Sociedade como um todo possui papel fundamental no combate à violência nas Escolas

Ouça a matéria!

 

Os Servidores municipais têm se desdobrado na garantia de segurança das Escolas. Com a onda de ataques vivenciadas em diversos municípios nos últimos dias, é de extrema importância sabermos o nosso papel no combate a violência no ambiente escolar. E não é apenas função do Governo e dos seus funcionários. É uma demanda que passa por toda a sociedade e os pais ou responsáveis devem cumprir o seu papel.

SERVIDOR – A RESPONSABILIDADE DA SEGURANÇA NÃO É SÓ SUA!!!

Nosso presidente Cláudio Aparecido dos Santos, o Ted, comenta:

O Sindicato abraça essa causa e, em conjunto ao funcionalismo, conclama a sociedade a fazer a sua parte. Não podemos ser somente nós, trabalhadores, termos nas costas toda a responsabilidade. É preciso um trabalho do coletivo de pais, educadores, profissionais e Governo”.

Por isso, apontamos a seguir a melhor forma das mães, pais, tios, tias, avós e avôs, enfim, qualquer responsável deve agir neste momento.

CONSCIENTTIZAÇÃO 🧐

A conscientização dos pais é fundamental para combater a violência nas Escolas, pois é a partir do diálogo e da cooperação que é possível identificar e solucionar os problemas. Os responsáveis devem estar atentos aos comportamentos dos seus filhos e conversar com eles sobre a importância do respeito e da tolerância com colegas e professores.

É importante também que os pais estejam envolvidos com ao ambiente escolar, participando de reuniões, eventos e acompanhando o desempenho dos filhos, para que possam identificar sinais de violência ou bullying. Além disso, devem orientar seus filhos a denunciarem qualquer tipo de violência ou agressão sofrida ou presenciada, para as medidas cabíveis serem tomadas.

EM CASA 🏡

A conscientização também passa pela educação à não-violência em casa, evitando comportamentos agressivos, como gritos, xingamentos e violência física, que podem ser reproduzidos pelos filhos na Escola. É importante os pais estarem atentos às mudanças de comportamento dos filhos, como isolamento, tristeza, medo ou agressividade, e buscarem ajuda profissional caso necessário.

Por fim, trata-se de um processo contínuo e reforçado constantemente, para a violência nas Escolas ser combatida de forma efetiva e os estudantes possam conviver em um ambiente saudável e seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.