Mogi das Cruzes/SP | Sindicalistas alertam população dos riscos das terceirizações no setor público

Mogi das Cruzes/SP | Sindicalistas alertam população dos riscos das terceirizações no setor público

Ouça a matéria!

 

A USAT (União dos Sindicatos dos Servidores do Alto Tietê), da qual o SSPMS faz parte, esteve na última quarta, dia 23 de agosto, em Mogi das Cruzes/SP. A equipe realizou a distribuição do informativo sobre os perigos da terceirização nos serviços públicos. Como sempre, reiteramos nosso posicionamento firme e contrário à esta prática. Embora possa parecer vantajosa em alguns aspectos, traz consigo uma série de contrapartidas e impactos negativos à população.

PONTOS NEGATIVOS

Em primeiro lugar, a terceirização compromete a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. As empresas terceirizadas, muitas vezes, têm como principal objetivo o lucro, o que pode levar à redução de custos em detrimento da qualidade. A falta de comprometimento com a excelência no atendimento pode resultar em serviços precários, prejudicando diretamente os usuários.

Além disso, a terceirização implica na precarização das condições de trabalho dos funcionários. Esses profissionais, frequentemente, são submetidos a salários mais baixos, jornadas extenuantes e falta de benefícios trabalhistas. Isso gera uma desigualdade entre os Servidores públicos concursados e os terceirizados. Isso não apenas prejudica os trabalhadores, mas também afeta a motivação e o comprometimento com suas funções, repercutindo diretamente na qualidade do serviço.

Além disso, a terceirização acaba por fragilizar a estabilidade do funcionalismo, uma vez que os cargos e postos de trabalho podem ser facilmente alterados ou extintos. Isso gera insegurança aos Servidores concursados, com seus direitos ameaçados, e também à população, a mercê da interrupção ou precarização dos serviços essenciais.

Diante destes contras e impactos negativos, reiteramos nosso posicionamento contrário à terceirização do serviço público municipal. É fundamental garantir a qualidade, a transparência, a estabilidade e a valorização dos servidores públicos concursados, bem como a eficiência e o atendimento adequado às demandas da população.

CONFIRA O INFORMATIVO 🔎

USAT (União dos Sindicatos dos Servidores do Alto Tietê)

A iniciativa faz parte de uma aliança de entidades representativas das cidades de Arujá, Santa Isabel, Igaratá, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Guararema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.