Uso da Máscara | Proteja-se e também ao próximo. Não saia de casa sem utilizar a sua!

Uso da Máscara | Proteja-se e também ao próximo. Não saia de casa sem utilizar a sua!

Novamente alertamos aos Servidores e a população de Suzano da importância do uso da máscara para proteção própria e dos demais. Elas se provaram uma das principais ferramentas de prevenção contra o novo Coronavírus. Com isso, pode reduzir o risco de infecção em até 25%, de acordo com um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Como ainda não existe vacina e temos de continuar nossas atividades diárias, o uso do equipamento se faz indispensável.

O vírus Sars-Cov-2 é transmitido principalmente por gotículas de saliva, expelidas das áreas mais úmidas do trato respiratório e da garganta quando tossimos, espirramos ou, em pequena quantidade, quando falamos. Por este motivo para entrar no Sindicato, por exemplo, o uso é obrigatório. O mesmo se aplica para as repartições da cidade, transporte público e, praticamente, em todo local onde transitamos.

PALAVRA DA ESPECIALISTA

Segundo Monica Gandhi, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia em São Francisco, é provável que as máscaras, ao bloquear algumas das gotículas portadoras de vírus, reduzam o risco de adoecer gravemente devido à Covid-19.

“Quanto mais vírus entra em seu corpo, mais doente você fica. Um pequeno número de partículas virais tem maior probabilidade de ser reprimido pelo sistema imunológico antes de proliferar”, disse Gandhi.

DICAS

Quais os cuidados que se deve ter ao usar a máscara caseira ou de outro tipo?
A lavagem das mãos continua obrigatória e não se deve tocar a máscara com a mão. Na hora de retirá-la, deve-se puxar o laço que prende à cabeça ou tirar o elástico atrás da orelha com os dedos. No caso da máscara de pano, quando retirada deve-se levar para lavar ou colocar num envelope de papel, caso a lavagem não seja imediata. Não se deve deixar a máscara usada, suja ou contaminada exposta, em cima de uma mesa, por exemplo, ou solta dentro da bolsa e sem uma proteção.

Quando se deve trocar a máscara?
Quando ela estiver suja ou úmida, ela deve ser trocada. Por exemplo, quando a pessoa usar a máscara continuamente o dia inteiro, o ideal é que ela tenha outra para trocar.

Como fazer a higiene da máscara de tecido?
Lavar com água e sabão.

E como fazer o descarte da máscara?
Pode colocar no lixo comum.

ABAIXO UM VÍDEO COM EXPLICAÇÃO DA TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.